terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Nós Transatlânticos

O site Nós Transatlânticos é uma biblioteca eletrônica viva, pulsante, em permanente processo de atualização, que reúne depoimentos audiovisuais de protagonistas icônicos da cultura afro-brasileira, assim como registros documentais e iconográficos sobre o rico legado africano no Brasil e na Bahia. Diversos aspectos e abordagens do tema são enfatizados, desde cultura e religiosidade em suas mais variadas e sofisticadas expressões, passando pelas organizadas e contundentes estratégias de resistência e sobrevivência dos africanos e seus descendentes em um contexto de escravidão. Os fluxos da diáspora, assim como a territorialidade transatlântica são outros conteúdos contemplados pelo site, que ainda abrange a contemporaneidade, refletindo sobre a situação do negro na atualidade brasileira.
Traduzido em três idiomas (inglês, francês e espanhol), o site destina-se a todo e qualquer cidadão, em qualquer parte do mundo, que tenha interesse pela cultura afro-brasileira.
Vídeos editados em formato reduzido e com linguagem diferenciada, são especialmente adaptados para jovens, e podem ser utilizados como complemento pedagógico em escolas.
Alguns documentos (textos, cartas, imagens, dentre outros) estão à disposição dos ‘navegantes’ para impressão e cópia, respeitando a lei do direito autoral.



Para assistir ao vídeo clicar na imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário