Os ministrantes da primeira sessão foram a profª Solange Pereira da Rocha (DH/NEABI/UFPB) e o proº Elio Chaves Flores (DH/NEABI/UFPB):
1. PROAFRO: programa de Promoção da Igualdade Racial e Valorização da Matriz Cultural Africana no Estado da Paraíba/Nordeste/Brasil;
2. Organização e uso de Banco de Dados e escrita da história e memória da população negra da Paraíba.
Os ministrantes a seguir foram a Profª Lìgia Luís de Freitas – Doutoranda em Educação/PPGE/UFPB, a Bibliotecária Leyde Klébia – Mestranda em Ciências da Informação/PPGCI/UFPB e a Profª Alcilene da Costra Andrade – Mestre em Educação/PPGE/UFPB/profª da UEPB.
Objetivos:
1. Discutir sobre os conceitos de acervo digital e memória e da sua importância para reconhecimento das contribuições da população negra na sociedade brasileira.
2. Refletir sobre come pluralidade(s) e diversidade(s) etnicorraciais aparecem (memória) e são tratadas pela sociedade.
3. Reconhecer a importância da construção de acervos digitais para preservação da memória da população negra.
Conteúdos:
Conceitos e saberes necessários: acervo e memória (ponto de partida – conhecimento do grupo).
Qual a memória social brasileira sobre a população negra? Pluralidade(s) e diversidade(s) etnicorraciais na sociedade.
Buscando e recuperando a informação etnicorracial em acervos digitais: preservando a memória da população negra.
O quarto encontro do curso foi sobre “Comunidades negras, ancestralidade e espaços de vivências”. O ministrante foi o fotógrafo Alberto Banal que, depois de uma breve palestra, projetou o documentário “Quilombos da Paraíba: a realidade de hoje e os desafios para o futuro” concluindo com a visita a exposição Quilombos da Paraíba”.
Palestra e documentário de Alberto Banal |
Foto de grupo na exposição Quilombos da Paraíba |
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