sábado, 5 de maio de 2012

ABERTA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “QUILOMBOS DA PARAÍBA” de Marco Antônio Tessarotto

No último sábado (05/05) foi aberta a exposição fotográfica “Quilombos da Paraíba” que exibe aos visitantes, a história, cultura e cotidiano das comunidades quilombolas na Paraíba

“O Povo Quilombola está vivo!” este é o lema que o público encontra ao visitar a exposição fotográfica “Quilombos da Paraíba”, na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura & Artes no bairro de Altiplano em João Pessoa. A abertura oficial aconteceu no último sábado (05/05) e além dos convidados oficiais contou com a participação de 52 adolescentes e jovens quilombolas que residem em três comunidades, Matão (Gurinhém), Pedra D’Água (Ingá) e Grilo (Riachão do Bacamarte). A exposição é idealizada pelo fotógrafo italiano, Alberto Banal com a curadoria de Lúcia França.
Além da mostra fotográfica, os visitantes encontram um percurso didático com a história, costumes e os desafios que estas comunidades quilombolas enfrentam no cotidiano. A exposição também conta com um espaço multimídia que apresenta um vídeo documentário com a história da escravidão, formação dos quilombos e os problemas destas comunidades negras na atualidade. Paralelo à exposição fotográfica, Banal expôs fotografias registradas pelos 52 alunos do “Projeto Fotógrafos de Rua”, também idealizado por ele. A ideia central deste projeto é a busca pelo protagonismo social da juventude quilombola, objetivando um “olhar de dentro para dentro e de dentro para fora”, comentou Alberto Banal. Na exposição diversos textos explicam o processo de formação das comunidades e respectivas localizações geográficas no território paraibano. Naquele mesmo espaço, o visitante se depara com diversos materiais em barro feitos a mãos pelas louçeiras das comunidades quilombolas do Grilo (Riachão do Bacamarte) e do Talhado Urbano (Santa Luzia). Durante o período de exposição que vai até 3 de junho haverá oficinas como a fabricação de louças em barro com Dona Lourdes do Quilombo do Grilo e de contação de histórias com alguns membros velhos de comunidades quilombolas. A exposição está aberta ao público de terça à sexta, (9 - 21h, e sábado e domingo, 10 - 21h, na Estação Cabo Branco Ciência Cultura & Artes, em João Pessoa.

Estação Cabo Branco Ciência Cultura & Artes - João Pessoa














O espaço com as fotos dos alunos do projeto Fotógrafos de rua


Um comentário: