É um adentrar-se no terreno sagrado da memória quilombola que tem na mulher seu fio condutor. Significa literalmente expor aos outros uma realidade guardada de baixo de sete chaves por muitos anos de exclusão e de esquecimento.
Uma realidade da qual não se perdeu a memória, a riqueza de valores vivenciados; talvez o silencio ajudou a preservar e resguardar. O objetivo deste evento dedicado as mulheres quilombolas é ajudar o visitante a se adentrar num mundo único.
As mulheres quilombolas foram e são as transmissoras de valores, de jeitos, de manhas. São mulheres comuns as quilombolas e são únicas também pela sua história. Procure penetrar estes olhares e percorrer e visitar uma história que vem de longe. Procure se embrenhar nos baixios ou nas serras onde vive esta humanidade. Todo rosto tem uma história, todo olhar é a porta que se abre para um arquivo, toda pele negra tem coisa, muita coisa para contar.
A intensidade das fotografias, das filmagens, dos textos, expressos pelas mulheres quilombolas vem de dentro: de testemunhos de 39 comunidades quilombolas na Paraíba, cujas mulheres são detentoras da tradição e dos valores de um passado de lutas, sofrimentos mas também de resistência e de muitos dias de felicidade.
Afinal, estas mulheres também dançam, amam e fazem a vida acontecer.
Fotografias: Alberto Banal e Fotógrafos de rua
Curadoria: Lúcia França
Organização: AACADE - CECNEQ Realização: CASAS DE LEITURA - FOTÓGRAFOS DE RUA Contribuições: Karoline dos Santos Monteiro, Luís Zadra, Nivaldo Aureliano Léo Neto, Maria Ester Pereira Fortes, José Maximino da Silva, Rosa Peralta Equipe de filmagem: Alisson Maximino da Silva, Carla Maximino da Silva, Cirleide Carvalho dos Santos, Cristiano Trajano dos Santos, Danielle dos Santos, Denilson Matias Campos, Diego Matias Campos, Edvânia Carvalho da Silva, Hélio Severino da Silva, Isaías da Silva Bento, Leonaldo Valentim Rufino, Luzia José dos Santos, Marcela da Conceição Matias da Silva, Maria Talita Matias Gomes, Maykw Joanth Gomes, Renata Valentim da Silva, Thaise da Silva Bento, Wellington Pereira da Silva
Clicar na imagem para ver todas as fotos da exposição
Nenhum comentário:
Postar um comentário