segunda-feira, 11 de março de 2013

Vida quilombola - Projetos de renda

Quilombo Cruz da Menina
A comunidade quilombola do Matias (Serra Redonda), participando dos encontros do Território da Cidadania, colocou a necessidade de ter um local adequado para a produção de bolos que fornece para órgãos sociais, através do programa de compras do governo federal (PAA). Sua proposta foi aprovada e está para iniciar a construção na comunidade de uma Mini-Indústria de Produtos Alimentícios, financiada pelo COOPERAR.

A comunidade quilombola do Bonfim há dois anos fornece frango caipira para alimentação de famílias carentes no município de Areia. O governo federal compra esta produção através da CONAB. Para melhorar a atividade e incentivar os agricultores desta comunidade quilombola, o COOPERAR está financiando a construção de aviários e um abatedouro. O dinheiro já está na conta da Associação e só falta a licitação para escolher a empresa que vai fornecer o material os equipamentos. A própria comunidade vai construir. Também no Bonfim está sendo elaborado o projeto 2013 (PAA) para doação de alimentos a famílias carentes do município de Areia. O projeto assegura renda de um a dois salários por mês para as 35 famílias da comunidade. No Bonfim está em andamento um projeto pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado (SEDH), para melhorar a cozinha comunitária e desta forma as mulheres voltarem a fazer bolos e doces que são comprados pelo Governo Federal para doação as famílias carentes. A gente vê que muita coisa está acontecendo no Bonfim e tudo isso porque os quilombolas têm seu território para trabalhar. Isto demostra que uma comunidade quilombola sem território dificilmente vai ter desenvolvimento.

As Comunidades Quilombolas do Matão e Matias vão ter também um projeto de Avicultura, através da Secretaria de Desenvolvimento do Estado (SEDH). O projeto vai beneficiar 15 famílias, que trabalharão em grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário