por Angélica Nunes e Laerte Cerqueira
A exposição levanta uma discussão cada vez mais forte relacionada aos problemas na saúde, contratos abusivos, impactos ambientais, sociais e econômicos atingindo a vida principalmente de comunidades tradicionais, rurais e quilombolas do NE.
Parque eólico na Serra de Santa Luzia, Sertão da Paraíba,
onde foi identificado um “corredor de vento”. Foto: Neguinho Marques
Os impactos sócioambientais e econômicos da instalação de torres de energia eólica na Paraíba são tema de uma exposição da Cáritas Brasileira Regional NE2. A mostra fotográfica vai acontecer na praça do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB, entre os dia 18 e 20 de abril, das 8h às 17h.
A exposição levanta um discussão cada vez mais forte relacionada aos problemas da saúde, de contratos abusivos, impactos ambientais, sociais e econômicos, atingindo comunidades tradicionais, rurais e quilombolas do Nordeste brasileiro, vindos com os grandes projetos que estão cada vez mais presentes na região.
Embora a energia eólica – gerada pela força dos ventos –
seja reconhecidamente uma fonte de energia limpa e renovável,
existem impactos, ainda pouco conhecidos, que necessitam ser
de conhecimento geral de toda a sociedade”, diz a Cáritas.
De acordo com a entidade, a ideia é alertar sobre esses impactos causados pelo atual modelo de implementação dos megaprojetos.
A exposição contará com fotos captadas em setembro de 2021 , além de uma experiência sensorial através de sons ambientes das turbinas, pássaros e animais da região.
Campanha
“Iniciada em fevereiro deste ano, a campanha além de proporcionar o debate sobre o tema nas redes sociais, lançou a websérie Para que sopram os ventos? , dividida em 6 (seis) episódios: A eólica mora ao lado; Os contratos abusivos; Energia limpa?; O que vamos comer no futuro?; Devolvam o que nos levaram embora, e Um outro futuro é possível”, destacou a Cáritas.
Vídeos disponíveis
Os vídeos mostram os impactos, consequências e possíveis soluções para enfrentar os problemas. Os episódios estão disponíveis no canal do Youtube da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, registra o material de divulgação.
A instituição registra ainda que durante a campanha também foi construída, coletivamente, uma Carta Aberta, assinada por organizações e pessoas da sociedade civil, com o objetivo de sensibilizar e alertar a sociedade sobre os impactos causados pelos grandes empreendimentos eólicos e exigir dos representantes parlamentares mudanças urgentes.
A Carta Aberta está disponível para assinatura no site da Cáritas Brasileira NE2 (www.caritasne2.org.br) , ou através deste link.
Cáritas
A Cáritas Brasileira Regional NE2 – CBNE2 é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e nessa atividade faz uma parceria com a instituição católica alemã Misereor.
Série
Entre novembro e dezembro do ano passado, o Conversa Política, a CBN e as TVs Cabo Branco e Paraíba veicularam reportagens especiais sobre os projetos de energia renováveis na Paraíba, na série Energia Nossa.
Entre eles, os focados na geração de energia eólica por meio de torres gigantes.
A série falou sobre os benefícios apontados pelos governo e empresários, mas alertou para os vários impactos que são gerados, principalmente quando os governos não levam em consideração as questões locais, regionais, culturais e ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário