quarta-feira, 29 de julho de 2020

Caiana dos Crioulos completa a reconquista do seu território

Hoje, 29 de julho, é dia de celebração! 
A Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande, recebeu o título de posse de todo o seu território – totalizando uma área de mais de 646 hectares. A comunidade lutava há 20 anos pela posse da terra como área remanescente de quilombo.
Em fevereiro deste ano, as 130 famílias de Caiana dos Crioulos, comemoraram a primeira etapa da conquista da imissão de posse do imóvel Sítio Sapé feita pelo Incra-PB, com 292 hectares.
As famílias sobrevivem da agricultura de subsistência com a produção de milho, feijão, macaxeira, batata-doce. “Todos os quilombolas estão em festa. Agora temos todo nosso território para produzir nosso próprio alimento sem um patrão. Estamos em alegria e festa. É uma independência”, celebra a presidente da associação comunitária, Edinalva Rita do Nascimento.

O título das terras de Caiana só foi possível graças a uma ação ajuizada pela Defensoria Pública da União (DPU), que ganhou na Justiça o devido direito de Caiana ter toda a posse da terra. O governo Federal foi obrigado a cumprir a determinação da Justiça.
O gerente de Equidade Racial da SEMDH, José Roberto Silva, diz que a conquista de Caiana é um marco que estimula outras comunidades quilombolas na luta pela conquista das terras.
“Caiana viverá novos tempos com o fortalecimento da sua produção de alimentos, preservação cultural e valorização da sua ancestralidade”.

#quilombolas #caianadoscrioulos #semdhgovpb #govpb
Fonte: https://www.instagram.com/p/CDPG_y3pUFs/?igshid=1ul4b4emc9b1m

para assistir ao vídeo clicar na imagem









Nenhum comentário:

Postar um comentário