sexta-feira, 24 de novembro de 2017

COMUNIDADES QUILOMBOLAS FESTEJAM O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Para refletir sobre a realidade dos povos negros no País, foram realizadas no dia 19 de novembro, nas comunidades, Domingos Ferreira em Tavares, Livramento em São José de Princesa e Fonseca em Manaíra, manifestações festivas e culturais para comemorar as conquistas do povo quilombola e chamar a atenção desses municípios para questões ainda evidentes em relação a falta de ações governamentais, falta de acesso a políticas públicas e também oportunidades.
As comunidades fizeram apresentações culturais tais como, Coco de Roda, Capoeira, Ciranda de Roda, cânticos como Nego Nagô, teve também palestras sobre a temática da Consciência Negra, comidas típicas e muita diversão.

Na Paraíba existem 39 Comunidades Remanescentes de Quilombo, dessas 9 estão na região do Médio Sertão da Paraíba nos Municípios de Santa Luzia, Várzea, Livramento, Cacimbas, Tavares, São José de Princesa e Manaíra.
Autoridades da região marcaram presença assim como representantes de organizações sociais que desenvolvem ações nessas comunidades. O combate à discriminação por crença, gênero, raça e etnia têm obtido muitas conquistas, mas a violência racial ainda é uma realidade que ameaça a democracia e a igualdade de direitos e oportunidades.

Os quilombos, embora ameaçados, festejam suas conquistas, reafirmando suas identidades e reacendendo a esperança de dias melhores.
A Ação Social Diocesana de Patos vem acompanhando essas comunidades através das Associações Comunitárias fazendo rodas de diálogos, oficinas de formação e ações integradas na perspectiva do fortalecimento comunitário e da conquista de direitos.






Fonte:Ação Social Diocesana de Patos
http://www.asdppb.org/2017/11/comunidades-quilombolas-festejam-o-dia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário