segunda-feira, 16 de outubro de 2017

QUILOMBOLAS DA PARAÍBA CONTINUAM LUTANDO POR RECONHECIMENTO


Uma comunidade quilombolas de Cacimba Nova, participou de uma audiência no Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB), na última sexta-feira, 13 de outubro, em João Pessoa-PB.

A comissão foi acompanhada pelos assessores do Deputado Federal, Luiz Couto (PT-PB), parlamentar que está auxiliando a comunidade a obter o reconhecimento oficial como quilombolas. 

No encontro, os representantes quilombolas do Cariri foram recebidos pela procuradora da República, Janaina Andrade, que os orientou a elaborar um relatório preliminar com informações sobre a área ocupada pelas famílias, quantas são e há quanto tempo residem no local. Esse documento deve ser encaminhado à Fundação Cultural Palmares, a quem cabe realizar um estudo antropológico necessário ao reconhecimento da comunidade, o que possibilitará a regularização fundiária e acesso às políticas públicas, já que a Cacimba Nova não tem escola, nem posto de saúde e tampouco são assistidos por agente de saúde.

Durante a audiência, foi relatado à procuradora que o preconceito era ainda mais forte no passado, quando o acesso à escola era negado à população de Cacimba Nova, sob a alegação de que se tratavam de “pessoas ruins”.

Luiz Couto relatou que está acompanhando a demanda e que se prontificará a ir à Fundação Palmares, para agilizar o reconhecimento da comunidade Cacimba Nova. O deputado disse ainda que é indispensável, que, àquela comunidade tenha acesso aos programas assistenciais e seja incluída na assistência à saúde e educação, entre outros direitos básicos.

Fonte: Ação Social Diocesana de Patos
http://www.asdppb.org/2017/10/quilombolas-da-paraiba-continuam.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário