sexta-feira, 7 de abril de 2017

Parlamentares e entidades do movimento negro acionam MPF contra Bolsonaro por racismo

Liderados pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), parlamentares do PT foram nesta quinta-feira (6) à Procuradoria Geral da República protocolar um pedido de investigação contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) por racismo, depois de sua fala no clube Hebraica, no Rio de Janeiro, essa semana. Em seu discurso, Bolsonaro falava das terras quilombolas quando afirmou que “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais”.
“Não podemos deixar pra lá”, disse Benedita, lembrando que Bolsonaro “disparou discriminação” em sua fala. “Ele acha que é um deus, mas não é. Sabemos que o racismo é um crime inafiançável, então queremos justiça”, defendeu a deputada. “Não estamos mais na senzala, então não dá mais para um 'sinhozinho' achar que dá para chicotear com suas palavras racistas”, completou. Na representação, os autores dizem que Bolsonaro “assacou diversas ofensas contra as comunidades indígenas e quilombolas” e destacam que esta nova manifestação “não se trata de apenas mais um discurso racista, recheado de intolerância e ódio dentre tantos já proferidos” pelo acusado, “mas de ações e condutas, deliberadamente realizadas, sempre com elevado dolo e insensibilidade social, visando claramente alcançar a figura típica do delito de racismo”.

Também foram à PGR o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Paulão (PT-AL), a vice-presidente do colegiado, Erika Kokay (PT-DF), e Maria do Rosário (PT-RS). E também assinam a denúncia o líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (PT-SP), a líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann (PT-PR), os deputados Vicentinho (PT-SP) e Wadih Damous (PT-RJ), a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e os senadores Humberto Costa (PT-PE), líder da Oposição no Senado, e Paulo Rocha (PT-PA).
“Nós mesmos aprovamos a lei contra o racismo. Como é possível que a gente aprove leis e os próprios parlamentares não as cumprem? São leis fundamentais para a civilização existir entre nós”, destacou Maria do Rosário.
A Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a organização Terra de Direitos também protocolaram ação contra Bolsonaro na PGR.

Rogério Tomaz Jr. com informações do Brasil 247
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Confira aqui a íntegra da ação: - Representação contra Bolsonaro (540Kb - PDF) 

Fonte: https://www.ptnacamara.org.br/index.php/inicio/noticias-gerais/item/31211-parlamentares-e-entidades-do-movimento-negro-acionam-mpf-contra-bolsonaro-por-racismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário