terça-feira, 10 de novembro de 2015

20 DE NOVEMBRO, UM DIA ESPECIAL - DOS 365 DIAS DO ANO DA CONSCIÊNCIA NEGRA de Luís Zadra

O dia 20 de novembro quer afirmar que o negro deve ter consciência 365 dias por ano do ser negro com tudo o que diz a respeito a sua beleza e ao seu valor como de ser portador de todos os direitos que todo cidadão brasileiro e do mundo tem: casa, trabalho, terra, escola boa, saúde ....
A festa da consciência negra não é um presente, algo que os outros doam aos negros, não é folclore, mas é celebração da luta dos negros que começou bem antigamente e que se intensificou com Zumbi nas terras dos Palmares. Esta é uma luta permanente e sempre atual. Muitos negros lutaram e muitos morreram para que negros e brancos pudessem viver irmanados. Consciência de negro significa levantar a cabeça e a voz perante o poder e o poderoso que nos querem calados, para dizer e gritar nossos direitos.
É saber que nossos direitos começam e terminam onde começam e terminam os direitos dos brancos, de todos, é saber que ninguém é maior que ninguém. O mundo é bonito porque é variado: cor da pele, comida, língua, religião, costumes, festas... Somos diferentes na forma de ser mas somos iguais na dignidade. Não se importem com as pessoas mesquinhas que não sabem enxergar as coisas, tenham pena delas. Afinal Deus criou todas as pessoas a sua imagem e semelhança, coloridas e variadas e a alegria de Deus é ver seus filhos e filhas em todo o canto do mundo com vida e com prazer de viver. Por isso convidamos as comunidades quilombolas da Paraíba a festejar da forma que acharem melhor este dia especial pelo testemunho de Zumbi dos Palmares que não aceitou a escravidão, não fechou a boca, não tapou os ouvidos e os olhos perante a discriminação e a injustiça.
Sejam rebeldes como Zumbi. Não façam festa para branco olhar ou admirar, mas façam festa de negro para negro onde o branco pode entrar desde que assuma a causa do negro. Não se preocupem com o tamanho da festa, se preocupem que todo o quilombo participe. Dança, tambores, cores, palavras, testemunhos e comida, tudo deve ser preparado e partilhado juntos Entoem seus cânticos e levantem seus gritos de liberdade, manifestem sua alegria, seu orgulho por estar resgatando sua história, suas raízes e reconquistando suas terras.

Um grande abraço, a equipe de AACADE (Associação de apoio as comunidades afrodescendentes)


Festa da Consciência Negra em Caiana dos Crioulos (2006 e 2014)

Festa da Consciência Negra no Matão (2014) e em Paratibe (2009) 

Festa da Consciência Negra em Pedra d'Água (2012 e 2013) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário