quinta-feira, 14 de maio de 2015

Prefeito entrega casas em comunidade quilombola e defende fortalecimento das raízes negras

14 mai 2015
de Arthur Araújo

A comunidade quilombola de Paratibe esteve em festa na manhã desta quinta-feira (14). Um dia depois da data que marcou os 127 anos da abolição da escravatura, eles se reuniram para a entrega oficial de 68 casas populares, ação que beneficiou moradores da comunidade. A entrega foi feita pelo prefeito Luciano Cartaxo, que estava acompanhado pela primeira-dama, Maísa Cartaxo.
“O fortalecimento das raízes e da cultura quilombola está diretamente vinculado ao sentido de comunidade e não é possível manter uma comunidade sem oferecer as condições ideais de moradia para a população”, defendeu o prefeito Luciano Cartaxo. “Estamos trazendo nossa política de habitação e mostrando a atenção especial que possuímos com esta comunidade”, complementou.
A presidente da Associação Comunidade Negra de Paratibe, Josiane dos Santos, destacou que permanecer na comunidade é o grande desejo dos moradores. “Queremos continuar nossa tradição e quando recebemos a casa isso vê com um sentido muito mais forte, que é de preservação de nossas origens”, declarou.
Fláveia Pereira, de 33 anos, foi uma das beneficiadas. “Eu já passei por muito sofrimento por não ter onde morar e hoje posso dizer que sou a pessoa mais feliz do mundo. Não tem nada melhor que acordar e saber que estou morando com minhas filhas no que é meu. Eu sempre confiei em Deus e sabia que ele traria a minha alegria, e hoje ela chegou, eu só tenho a agradecer”, afirmou ela, que é mãe de Marília, de 11 anos, e de Vitória, de dois, que possui necessidades especiais.
O evento contou com a apresentação popular do grupo de capoeira Afro-Nagô, organizado pela associação de moradores com crianças e jovens da comunidade.
A solenidade teve a presença dos vereadores Marmuthe Cavalcante e Sérgio da SAC, além do deputado estadual João Gonçalves.


Casas – As 68 moradias construídas substituíram casas de taipa ou de alvenaria que apresentavam risco à segurança dos moradores. O benefício também foi concedido às famílias que dividiam os mesmos imóveis por não terem condições de construir sua própria casa. As novas casas possuem 40 metros quadrados (m²) e contam com cozinha, sala, banheiro, dois quartos e espaço externo para área de serviço. No total, foram investidos R$ 1,420 milhão.
A secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, afirmou que a construção das casas era uma demanda da comunidade, que lutou por isso durante muito tempo. “Eles estavam em casas sem a menor condição de habitabilidade e agora vão ganhar mais segurança e conforto”, afirmou.
A comunidade quilombola de Paratibe existe há cerca de 150 anos, mas só foi considerada como tal no ano de 2006, quando recebeu o reconhecimento oficial da instituição Quilombo dos Palmares, de Brasília, Distrito Federal. No total, cerca de 150 famílias habitam o grupo, constituindo seis núcleos espalhados por todo o bairro.

Conselho da Igualdade Racial – Nesta quarta-feira (13), dia que marcou os 127 anos da abolição da escravatura, o prefeito Luciano Cartaxo assinou a minuta de criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial. A matéria será apreciada pela Câmara Municipal de João Pessoa, seguindo para sanção do chefe do executivo. O órgão, que vai reunir representantes do movimento negro, da sociedade civil e da gestão municipal, vai garantir força jurídica às políticas de igualdade racial.
“Este é um ato que foi objeto de luta por mais de dez anos e que agora se torna realidade”, destacou o coordenador de Cidadania Racial da PMJP, Nivaldo Pires. “O prefeito está nos dando autonomia para pensar políticas públicas em conjunto e ter o poder para cobrar postura da gestão”, explicou.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/prefeito-entrega-casas-em-comunidade-quilombola-e-defende-fortalecimento-das-raizes-negras/ 

Mais informações no Jornal da Paraíba: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/prefeito-entrega-casas-em-comunidade-quilombola-e-defende-fortalecimento-das-raizes-negras/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário