sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Inauguração da Sede Administrativa da CECNEQ - Paraíba


No dia 24 de novembro de 2023 na cidade de Catolé do Rocha, em evento alusivo às comemorações da semana da Consciência Negra, o Movimento Quilombola da Paraíba inaugurou seu espaço físico próprio, numa parceria celebrada com a Prefeitura Municipal local. O evento contou com a participação de diversas autoridades, tanto do município, estado e também do governo federal. 

A sede está localizada em um local estratégico no Sertão Paraibano, região essa, que concentra um grande número de Comunidades Quilombolas da Paraíba, num total de 22 por enquanto. O município sede possui 4 Comunidades Quilombolas, Lagoa Rasa, São Pedro dos Migueis, Curralinho/Jatobá e Pau de Leite. 

Na ocasião do evento foi apresentada a Comenda “Quilombos da Paraíba”, criada pela Coordenação Estadual, com o objetivo de homenagear as lideranças quilombolas, pessoas não quilombolas e entidades públicas e /ou privadas que tenham serviços relevantes na defesa dos direitos das comunidades quilombolas da Paraíba, durante o ano em vigor ou mesmo durante sua existência. 

Nesse momento foram homenageados (as), o Procurador da República na Paraíba, o senhor José Godoy, representando o Ministério Público Federal, Francimar Fernandes, representante da Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afrodescendentes - AACADE, Lídia Moura, Secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana - SEMDH, e o senhor Lauro Adolfo Maia Serafim, Prefeito Constitucional do município de Catolé do Rocha, estado da Paraíba. 

Para o presidente da CECNEQ-PB, José Amaro: “foi um momento importante para nossa entidade, pois depois de 15 anos o Movimento Quilombola da Paraíba, pode ter um prédio físico para realizar seus planejamentos, desenvolver suas atividades, promover suas reuniões, ser vitrine de divulgação das produções das comunidades quilombolas (artesanatos, artistas, comidas e etc..) de todos os Quilombos da Paraíba.” 






@conaquilombos 
@prefeituradecatole 
@laurinhomaia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário