sábado, 7 de dezembro de 2019

INCRA começa o processo de regularização das comunidades quilombolas de Serra Feia e Aracati/Chã

INCRA realizou uma reunião na tarde da quinta feira, 05 de dezembro de 2019, no Quilombola Serra Feia em Cacimbas; participaram representantes do setor quilombola do Incra, lideranças comunitárias de Serra Feia, Santa Fé, Aracati/Chã e outras representações comunitárias.

A reunião teve como pauta principal o processo de regularização e demarcação territorial do quilombo Serra Feia, rememorando a primeira vinda do Incra a Serra Feia por volta dos anos 2010/2011.
Naquela época o setor quilombola entendeu após reunir com lideranças e proprietários que a Comunidade não estava preparada para iniciar o processo de demarcação; já este ano, após audiência pública com o MPF, a Comunidade manifestou o desejo de proceder na demarcação do território do quilombo.

É dever lembrar que o MPF já em abril de 2018 tinha ajuizado ação para que o INCRA começasse o processo de regularização das terras quilombolas.

A regularização de território quilombola não se faz de forma individualizada, essa proposta acolhe o sentido coletivo.

A demarcação do território do quilombo Serra Feia não significa a perca de direitos, significa a conquista..." (Relato de uma moradora do quilombo Serra Feia).

Na ocasião Esmeralda Marques entregou ofício requerendo a abertura de procedimento para demarcação do território das comunidades Aracati/Chã I e II.



Nenhum comentário:

Postar um comentário