Faz alguns meses, Kátia veio ao Brasil para conhecer as nossas atividades com as comunidades quilombolas da Paraíba. Foi conosco em algumas visitas descobrindo uma realidade que a impressionou bastante e, logo, decidiu que, depois da sua volta à Itália, organizaria algo para nos ajudar a dar visibilidade a estas comunidades esquecidas pela sociedade. Kátia é uma mulher decidida: organizou de verdade uma exposição conseguindo envolver na experiência os amigos da sua associação “Genti de mesu”, em particular Valentina, Luisa e Nicola.
A exposição ficou no Centro comunitário de arte e cultura de Villa Muscas, com o patrocínio da prefeitura. O momento mais significativo foi o encontro de inauguração no espaço Ricos que colocou a disposição o seu jardim, onde foi possível partilhar as experiências junto a algumas leituras de textos de Luís Zadra. Um grande agradecimento pela interpretação aos amigos Silvia e Nicola. Uma noite especial, cheia de emoções, com pessoas profundamente engajadas com as lutas pelos direitos humanos das minorias.
Muito obrigado, Genti de mesu!
“Il popolo quilombola: un Brasile sconosciuto” (O povo quilombola: um Brasil desconhecido), fotografias de Alberto Banal, curadoria de Lúcia França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário