quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

40 Negros, comunidade quilombola de Triunfo, recebe reconhecimento da Fundação Cultural Palmares


O presidente da Fundação Cultural Palmares, no uso de suas atribuições, certificou a comunidade 40 Negros, localizada no município de Triunfo (PB), como remanescentes dos quilombos. 
O ano de 1952 marca o início da história da comunidade dos 40 Negros, na cidade de Triunfo, com a chegada de parte da família Pereira, oriunda de Pombal (PB), após vários conflitos registrados naquela cidade. Questões internas, como brigas, ameaças, disputas por terras, incêndios em plantações, fizeram com que 40 integrantes de uma mesma família resolvessem procurar outro local para se estabelecer, por conta da violência instalada, resultando, inclusive, em mortes. 
Desta forma, em 1952, os moradores de Triunfo viam entrar na cidade um grupo de 40 negros, entre homens, mulheres e crianças, procurando um local tranquilo para viver. Após ter passado por São José de Piranhas (PB) e Quixeramobim (CE), o grupo foi orientado pelo místico José de Moura, muito conceituado e procurado na época, a se estabelecer em Triunfo, ainda pertencente ao município de São João do Rio do Peixe (PB). 
Recebidos pela família Teodoro, os 40 negros, que descobriu-se recentemente serem remanescentes de uma comunidade quilombola de Pombal, se estabeleceram, inicialmente, no Sítio Gamela, onde passaram a trabalhar na agricultura e na produção de farinha de mandioca. Já na vila, os homens passaram a realizar serviços braçais e as mulheres foram trabalhar nas casas das famílias locais. 
Nos últimos anos, a luta dos descendentes dos pioneiros, estimados em mais de 150 pessoas, mantendo tradições como uma banda cabaçal, era justamente pelo reconhecimento oficial da Comunidade dos 40 como remanescente de um quilombola, passando a usufruir benefícios assegurados às várias comunidades descobertas no Brasil nos últimos anos. 

Fonte: Coisas de Cajazeiras - Comunidade quilombola de Triunfo recebe reconhecimento da Fundação Cultural Palmares (coisasdecajazeiras.com.br)

 Mais notícias:

ANDRADE, Erika Vanessa Lisboa. Os Quarenta tradição e identidade de uma comunidade negra na cidade de Triunfo - PB da década de 1950 aos dias atuais https://drive.google.com/file/d/14G9vSTblTnGfJcnzFDbIE4Ovvyh_3wVK/view?usp=sharing 

OLIVEIRA, José Olivandro Duarte de – PINHEIRO, Anderson Angel Vieira. A presença (en)cantadora dos “quarenta” em triunfo – pb: fitas, nuances e danças de uma banda cabaçal. https://drive.google.com/file/d/1hiDRw_yHrHXzXJkeNDiOQTLha55Hez-5/view?usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário