terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Incra regulariza território quilombola no Sertão do Estado

O quilombo Vaca Morta fica localizado no município de Diamante, no Sertão do Estado, a cerca de 440 km distante de João Pessoa e possui uma área total de 1.188,2299 hectares

O processo de regularização do território do Sítio Vaca Morta foi instaurado em novembro de 2009 (Foto: Divulgação)
As terras da Comunidade Remanescente de Quilombo Vaca Morta foram reconhecidas oficialmente como território quilombola pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (10).

O território quilombola Vaca Morta fica localizado no município de Diamante, no Sertão do Estado, a cerca de 440 km distante de João Pessoa e possui uma área total de 1.188,2299 hectares.

As 57 famílias da comunidade quilombola do Sítio Vaca Morta instauraram o processo de regularização do território em novembro de 2009. De acordo com o Incra-PB, a comunidade Vaca Morta foi fundada por Manoel Severino, que deixou suas terras no Ceará, em 1905, para ser morador em uma grande área de terras, com sua esposa, filhos pequenos, outros parentes e pessoas de suas relações.

Quando a fazenda foi vendida, os descendentes de Manoel permaneceram na propriedade, onde plantavam suas lavouras, muitas vezes em regime de mutirão, e mantinham pequenas criações. Em 2005, o proprietário da fazenda vendeu uma parcela da propriedade – as terras mais propícias à agricultura –, e os moradores da comunidade foram impedidos de continuar a trabalhar nas terras onde tradicionalmente plantavam.