sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Quilombola da Paraíba obtém título de Mestre pela UFPB

Nascida e criada no quilombo do Talhado, em Santa Luzia, Maria Janaína Silva dos Santos acaba de concluir o mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. A dissertação com o título Proteção Social e Território Quilombola na Paraíba – História de Luta e Resistência no Talhado estudou o acesso das comunidades quilombolas às políticas sociais.
O objeto de estudo veio de uma inquietação. “Eu me perguntei porque só as pessoas de fora falavam sobre nós e não nós mesmas”, diz Janaína. Segundo a jovem assistente social, essa é a primeira vez que alguém da comunidade escreve sobre a própria realidade.
A dissertação foi orientada pela professora e doutora Marinalva de Sousa Conserva, do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UFPB.
Originária de uma tradicional família de mulheres louceiras, a inspiração para trilhar a vida acadêmica surgiu quando jovens universitários visitaram o Talhado para fazer uma pesquisa de campo. Sua maior incentivadora foi a tia e líder comunitária Maria do Céu, já falecida. Foi também por influência da tia que Maria Janaina ingressou no movimento quilombola, ainda na adolescência.
O quilombo do Talhado está localizado na zona rural da cidade de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba. Ficou conhecido através do documentário Aruanda, dirigido pelo cineasta Linduarte Noronha. O filme retrata o cotidiano da população quilombola e foi considerado o marco do cinema novo.
Janaina Santos ocupa o cargo de gerente operacional de apoio às políticas públicas para comunidades tradicionais na Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) que tem o papel de incrementar políticas públicas para comunidades quilombolas no âmbito do governo estado da Paraíba.

Fonte: http://www.portaldolitoralpb.com.br/quilombola-da-paraiba-obtem-titulo-de-mestre-pela-ufpb/