sábado, 23 de maio de 2015

Uma bela parceria entre a Escola de infância Sagrada Família (Itália) e o projeto Escrilendo quilombola (Paraíba - Brasil)

Para comemorar dignamente os 100 anos de atividade a Escola de infância Sagrada Família de Arese (Itália) escolheu de realizar uma atividade de solidariedade escolhendo como parceiro beneficiado o projeto Escrilendo quilombola na Paraíba.
A Escola de infância Sagrada Família é uma instituição histórica muito querida na sua cidade atendendo centenas de famílias que procuram um serviço de qualidade para as suas crianças. Escrilendo quilombola é um projeto que visa promover o amor pela leitura e escritura nas crianças de três quilombos na Paraíba: Matão, Matias e Pedra d'Água. O projeto é uma atividade da AACADE - Associação de apoio as comunidades afro descendentes da Paraíba e conta com o apoio da associação "UNITI PER LA VITA" de Arese (Itália).
Depois de alguns meses de preparação, no dia 29 de abril, foi realizada na escola uma festa "ítalo-brasileira" a qual eu tive a honra e o prazer de participar. No final me foi entregue um grande envelope com os desenhos que as crianças tinham preparado para as crianças quilombolas.






De volta ao Brasil visitei as três unidades do projeto Escrilendo e entreguei os desenhos explicando de onde estavam chegando e os motivos deste envio.
Nas fotos a seguir os vários momentos da entrega do correio: momentos belos e emocionantes de verdade. A próxima etapa será a entrega as crianças italianas dos desenhos que nas próximas semanas serão realizadas pelas crianças quilombolas.

Projeto Escrilendo quilombo Matão




Projeto Escrilendo quilombo Pedra d'Água


Projeto Escrilendo quilombo Matias

sexta-feira, 15 de maio de 2015

A Prefeitura de João Pessoa entrega 68 casas a comunidade quilombola de Paratibe, no entanto a mesma comunidade exige mais comprometimento na defesa do seu território

A notícia que 68 casas foram entregues a comunidade quilombola de Paratibe é uma boa notícia. Mas, apesar da implantação da politica de habitação no quilombo de Paratibe por parte da prefeitura de João Pessoa, a comunidade ainda enfrenta uma grande batalha para manter e preservar minimamente seu território. Há ainda muitas construções irregulares que foram frutos de licenças municipais e estaduais para construtoras que não respeitaram e não estão respeitando o território histórico da comunidade. Disso a Prefeitura é ciente e não pode fugir das suas responsabilidades e os quilombolas de Paratide não deixarão de cobrar pelos seus direitos.
Todo processo vem sendo acompanhado pela AACADE - Associação de apoio as comunidades afrodescendentes da Paraíba e pela CECNEQ – Coordenação Estadual das Comunidades Negras e Quilombolas.
As fotos documentam alguns momentos da reunião do dia 10 de maio com vários secretários da Prefeitura de João Pessoa, onde a quilombola Joseane apresentou a situação do território quilombola de Paratibe exigindo uma resposta a respeito da construção do centro cultural quilombola e de outros problemas ainda não resolvidos na comunidade.



quinta-feira, 14 de maio de 2015

Prefeito entrega casas em comunidade quilombola e defende fortalecimento das raízes negras

14 mai 2015
de Arthur Araújo

A comunidade quilombola de Paratibe esteve em festa na manhã desta quinta-feira (14). Um dia depois da data que marcou os 127 anos da abolição da escravatura, eles se reuniram para a entrega oficial de 68 casas populares, ação que beneficiou moradores da comunidade. A entrega foi feita pelo prefeito Luciano Cartaxo, que estava acompanhado pela primeira-dama, Maísa Cartaxo.
“O fortalecimento das raízes e da cultura quilombola está diretamente vinculado ao sentido de comunidade e não é possível manter uma comunidade sem oferecer as condições ideais de moradia para a população”, defendeu o prefeito Luciano Cartaxo. “Estamos trazendo nossa política de habitação e mostrando a atenção especial que possuímos com esta comunidade”, complementou.
A presidente da Associação Comunidade Negra de Paratibe, Josiane dos Santos, destacou que permanecer na comunidade é o grande desejo dos moradores. “Queremos continuar nossa tradição e quando recebemos a casa isso vê com um sentido muito mais forte, que é de preservação de nossas origens”, declarou.
Fláveia Pereira, de 33 anos, foi uma das beneficiadas. “Eu já passei por muito sofrimento por não ter onde morar e hoje posso dizer que sou a pessoa mais feliz do mundo. Não tem nada melhor que acordar e saber que estou morando com minhas filhas no que é meu. Eu sempre confiei em Deus e sabia que ele traria a minha alegria, e hoje ela chegou, eu só tenho a agradecer”, afirmou ela, que é mãe de Marília, de 11 anos, e de Vitória, de dois, que possui necessidades especiais.
O evento contou com a apresentação popular do grupo de capoeira Afro-Nagô, organizado pela associação de moradores com crianças e jovens da comunidade.
A solenidade teve a presença dos vereadores Marmuthe Cavalcante e Sérgio da SAC, além do deputado estadual João Gonçalves.


Casas – As 68 moradias construídas substituíram casas de taipa ou de alvenaria que apresentavam risco à segurança dos moradores. O benefício também foi concedido às famílias que dividiam os mesmos imóveis por não terem condições de construir sua própria casa. As novas casas possuem 40 metros quadrados (m²) e contam com cozinha, sala, banheiro, dois quartos e espaço externo para área de serviço. No total, foram investidos R$ 1,420 milhão.
A secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, afirmou que a construção das casas era uma demanda da comunidade, que lutou por isso durante muito tempo. “Eles estavam em casas sem a menor condição de habitabilidade e agora vão ganhar mais segurança e conforto”, afirmou.
A comunidade quilombola de Paratibe existe há cerca de 150 anos, mas só foi considerada como tal no ano de 2006, quando recebeu o reconhecimento oficial da instituição Quilombo dos Palmares, de Brasília, Distrito Federal. No total, cerca de 150 famílias habitam o grupo, constituindo seis núcleos espalhados por todo o bairro.

Conselho da Igualdade Racial – Nesta quarta-feira (13), dia que marcou os 127 anos da abolição da escravatura, o prefeito Luciano Cartaxo assinou a minuta de criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial. A matéria será apreciada pela Câmara Municipal de João Pessoa, seguindo para sanção do chefe do executivo. O órgão, que vai reunir representantes do movimento negro, da sociedade civil e da gestão municipal, vai garantir força jurídica às políticas de igualdade racial.
“Este é um ato que foi objeto de luta por mais de dez anos e que agora se torna realidade”, destacou o coordenador de Cidadania Racial da PMJP, Nivaldo Pires. “O prefeito está nos dando autonomia para pensar políticas públicas em conjunto e ter o poder para cobrar postura da gestão”, explicou.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/prefeito-entrega-casas-em-comunidade-quilombola-e-defende-fortalecimento-das-raizes-negras/ 

Mais informações no Jornal da Paraíba: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/prefeito-entrega-casas-em-comunidade-quilombola-e-defende-fortalecimento-das-raizes-negras/ 

terça-feira, 12 de maio de 2015

Seppir lança cartilha sobre a importância do quesito “cor ou raça” na Educação Superior

Entre os objetivos do documento, está fornecer argumentos que subsidiem dirigentes e pesquisadores institucionais sobre a importância da coleta adequada do item Seppir lança cartilha sobre a importância do quesito “cor ou raça” na Educação Superior Está disponível, na página da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), a cartilha “Orientações para a Qualificação do Quesito ‘Cor ou Raça’ no Censo da Educação Superior”. O documento tem como objetivo fornecer argumentos que subsidiem dirigentes e pesquisadores das instituições sobre a importância da coleta adequada do item. Além disso, a publicação enumera orientações que pretendem contribuir para o aprimoramento das pesquisas. De acordo com a cartilha, informações sobre “cor ou raça” têm reiteradamente comprovado a existência de diferenças socioeconômicas e culturais entre a população negra e a não-negra. A partir disso, foi possível estabelecer ações afirmativas como as cotas nas universidades Federais e Instituições Federais de ensino técnico de nível médio (Lei nº 12.711/2012). “A qualificação dos dados de ‘cor ou raça’ no Censo da Educação Superior é necessária para o efetivo acompanhamento, monitoramento e avaliação da Lei. Com essa qualificação, os dados sobre ingressos, matrículas, concluintes e docentes poderão ser desagregados, permitindo análises inéditas sobre questão racial e a democratização do ensino superior no país”, ressalta o documento.

Baixe o pdf da cartilha:
https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzZlU5MnRoRmw3bXM/edit

sábado, 9 de maio de 2015

A Justiça Federal decide em favor da comunidade quilombola de Mundo Novo - Areia/PB

Saiu a decisão da Justiça Federal que concede aos quilombolas do Mundo Novo "a manutenção da posse EM TODA A ÁREA DO IMÓVEL RURAL "Fazenda Engenho Mundo Novo", localizado no Município de Areia - PB".

Para acessar ao documento na integra:
https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzMk9wZ1NoX3FyY2c/edit

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Ficha quilombo Paratibe

Informações sobre a comunidade quilombola de Paratibe

Certidão Fundação Cultural Palmares: 28/07/2006

Localização: Município de João Pessoa/PB


Número de famílias: 114

Ficha técnica


Fonte: Comissão Pró-Índio de São Paulo
http://www.cpisp.org.br/terras/asp/ficha_territorio.aspx?terra=i&TerraID=2471

Andamento dos processos



Notícias e publicações sobre Paratibe

2007-07-09 PB - Quilombolas de Paratibe lutam para preservar tradições https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzWDQzTWxDTGVkNzA/edit
2010-05-07 MPF-PB quer fim de loteamento clandestino em terra quilombola https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzbkpud1l0SG5YcDg/edit
2010-09-15 Fotógrafo Paraibano expõe em Ouro Preto- MG https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzTGZTdjJUUjU0clk/edit 
2011-02-11 Incra quer que comunidade quilombola de Paratibe regularize terrenos https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzUVlJZXhhdG10VDA/edit 
2011-02-11 Incra-PB e MPF promovem audiência pública na Comunidade Negra de Paratibe https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzX0hfNFZjS2FkSzA/edit 
2011-02-14 MPF participa de audiência pública sobre quilombolas em Paratibe https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzZ2dlbFlQdE9KSmM/edit 
2011-02-14 MPF Recomendação é para prefeitura impedir ocupações irregulares em Paratibe https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzY3RKcWN1Z3l5N0E/edit 
2011-08-23 Prefeitura irá construir Centro de Referência Quilombola em Paratibe https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzTEh3U2F4RUVIRkE/edit 
2011-08-28 Prefeitura de Joao Pessoa, na Paraíba, irá construir Centro de Referência Quilombola em Paratibe
https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzbHJ1Vi03blVZdUE/edit 
2012-04-17 Atleta Quilombola vence Brasileiro de Judô Região II https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzSldIbXlzRDUtRmM/edit 
2013-01-30 Incra publica Relatório de Identificação da Comunidade Quilombola de Paratibe, em João Pessoa
https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzcm5PTGFnaVRFMGc/edit 
2013-03-17 Quilombolas da Paraíba lutam pela terra https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzWjhqN2FvQWVKMEk/edit
2014-09-24 Prefeito visita obras de habitação em comunidades quilombolas no bairro Paratibe https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzT1RyZVhuR2RhaU0/edit 
2015-01-31 festival de capoeira de quilombo será realizado fim de semana https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzVmszWEMzc0dmTTA/edit 
2015-04-03 Museu Vivo de JP promove exposição em comunidade quilombola neste sábado https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzemVWMG5sQWtLRFk/edit 
CAVALCANTE, Ygor Yuri de Luna. O ensino de geografia na educação quilombola: experiência na escola municipal de ensino fundamental Professora Antônia Socorro da Silva Machado - Comunidade negra de Paratibe – PB
CAVALCANTE, Ygor Yuri de Luna – MONTEIRO, Karoline dos Santos. Reflexões sobre a experiência da educação quilombola na comunidade de Paratibe - PB
https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzNEdMU1doQ2ZKVk0/edit
COSTA, Iany Elisabeth da. A ressignificação da identidade quilombola na comunidade de Paratibe, João Pessoa-PB: Uma análise a partir dos processos de resistência
https://drive.google.com/file/d/0B_jlZF002awzRnpOSGJ4S0ZKNHc/view
FERREIRA, Augusta Ferreira – CASTILHO, Suely Dulce de. Reflexões sobre a educação escolar quilombolahttps://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzazZ5dGMwVnNSUkk/edit
GONÇALVES, Maria Ronizia Pereira. Relatório técnico de identificação e delimitação do território da comunidade quilombola de Paratibe João Pessoa – Paraíba
https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzcXdSM1pxaDZoem8/edit 
MARINHO, Heloisa. Os desafios da educação em direitos humanos com as comunidades tradicionais quilombolas
https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzOHhwemhEX3VnWms/edit 
NASCIMENTO, Pablo Honorato. Direitos territoriais e culturais das comunidades quilombolas o caso de Paratibe frente à expansão urbana de João Pessoa
https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzVVVwUFpsTk56NEE/edit
SILVA, Sara Divina Melo da – DOWLING, Gabriela Buonfiglio. O universo feminino retratado nos cocos de roda, em três comunidades no estado da Paraíba
https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzeVVfUlRzeW0tUlk/edit
SILVESTRE, Diego de Oliveira – RODRIGUES, Maria de Fátima Ferreira. Territorialidades quilombolas em Paratibe – PB: histórias de resistências e lugares de reprodução camponesa
https://docs.google.com/file/d/0B_jlZF002awzZGR2YjV6QUI4djQ/edit